FANDOM

Argumentos morais sobre altruísmo

  • O mundo está cheio de pessoas e animais sofrendo e morrendo por causas facilmente evitáveis.
  • Criança se afogando: Ajudaríamos uma criança se afogando se estivesse na nossa frente, mesmo que estragasse nossas roupas [1].
    • A distância e a indiferença de outras pessoas não são relevantes, a vida e o sofrimento de alguém longe é tão real quanto a perto, se ajudamos alguém na nossa frente, deveríamos estar dispostos a ajudar alguém longe [2].
  • É pouco relevante para alguém que vai morrer se ela é morta ativamente por alguém ou deixada a morrer por omissão.
  • Podemos ajudar muito, existem intervenções eficazes.
  • Custa muito pouco.
  • Nossa vida não é moralmente isenta, ela tem um custo que não é transparente a nós.

Argumentos sobre doação

  • Mesmo doações pequenas fazem diferença.
  • Grandes doações de pessoas ricas não tornam sua doação menos impactante.
  • Doar geralmente é mais eficaz do que trabalhar diretamente na causa.
  • Você provavelmente está entre os mais ricos do mundo.

Argumentos sobre eficácia

  • As pessoas geralmente não são muito racionais em relação a como praticam altruísmo.
    • Há uma porção de vieses cognitivos que nos fazem avaliar de forma equivocada a importância relativa de questões sociais. Entre eles:
    • Pessoas frequentemente doam impulsivamente por emoção.
    • Doadores raramente se informam e verificam resultados (comparar por exemplo com aplicações financeiras).
    • Lembram das questões sociais só esporadicamente, quando entram em contato.
  • Grande parte das intervenções tem efeito nulo ou negativo [3].
  • Há diferenças gritantes de impacto entre diferentes intervenções, algumas são centenas de vezes mais eficazes que outras. A diferença entre doar para uma intervenção eficaz e uma intervenção média pode ser muito maior do que entre doar e não doar.
  • Há organizações especializadas em avaliar a transparência e impacto de caridades. A informação é facilmente acessível.
  • Devemos escolher doar para as mais eficazes.

Argumentos sobre pobreza extrema

  • Pequenas ajudas podem ter um impacto enorme para estas pessoas.
  • Morrem e sofrem muito por coisas facilmente evitáveis, como verminoses.
  • Nosso dinheiro vale muito mais em países pobres (câmbio, PPP).

Argumentos sobre a causa animal

  • Mais de 56 bilhões de animais são mortos todos os anos para alimentação humana.
  • Mesmo que você considere a vida de um animal muito menos valiosa que a humana, a quantidade de animais envolvidos pode tornar relevante.
  • A maioria dos animais criados para a alimentação são criados em situações péssimas de bem-estar.
  • A criação de animais também prejudica o meio-ambiente sendo uma das maiores produtoras de gases estufa, contaminação de água e desflorestamento.

Argumentos sobre riscos catastróficos globais

  • Estamos em um momento crítico na história da humanidade
    • Tecnologias novas com grande impacto: superinteligência, bioterrorismo, mudanças ambientais
    • Temos meios para lidar com estes problemas se estivermos dispostos a lidar com eles.
  • Temos vieses cognitivos que nos impedem de considerar riscos futuros seriamente, e agir com prevenção em vez de remediação.
  • Países são ruins em coordenar suas ações para um bem comum, tragédia dos comuns.

Veja também

Referências

  1. Famine, affluence and morality, 1972
  2. The Life You Can Save, 2009
  3. David Anderson of the Coalition for Evidence-Based Policy estimates that 75% of rigorous evaluations show weak effects, no effects, or negative effects, and gives several more examples including educational software and family literacy programs [1].